BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta segunda-feira (15), da abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro, que não ocorria há sete anos, reúne até o fim da semana cerca de 1,7 mil delegados, 200 convidados e dezenas de observadores e expositores.
Em discurso, Lula afirmou que, apesar dos avanços em políticas públicas e ações afirmativas, o Brasil ainda convive com um “racismo de todos os dias”. O presidente destacou que pessoas negras continuam a ser vistas de forma preconceituosa e citou, sem mencionar nomes, o caso da escritora Lilia Guerra, acusada injustamente de furto após participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
“Não podemos naturalizar esses absurdos. É inaceitável que um ser humano tenha oportunidades limitadas ou esteja sempre sob suspeita por causa da cor da pele”, afirmou. Lula também criticou a criminalização de jovens negros de periferia, “que continuam a ser alvos preferenciais das forças de repressão”.
A etapa nacional da conferência tem como tema Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial. A programação inclui grupos de trabalho, plenárias, eixos temáticos e xirês (rodas de discussão e dança, em yorubá). As propostas em debate foram construídas ao longo de etapas municipais, estaduais, digitais e temáticas, envolvendo segmentos como quilombolas, indígenas, ciganos, povos de terreiro, mulheres, juventude e população LGBTQIA+ negra.
Na cerimônia, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou o caráter participativo da conferência. “A gente sabe que só se constrói política pública de qualidade com o povo e na coletividade”, disse.
Lula destacou a importância institucional da participação social na formulação das políticas de seu governo. “A participação social é parte essencial do nosso modo de governar. Seremos tanto mais assertivos quanto mais considerarmos os anseios e prioridades daqueles para os quais as políticas se destinam”, concluiu.