Leilão do túnel Santos-Guarujá terá representação do governo federal

O governo federal será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no leilão do túnel imerso Santos-Guarujá, que acontece na sexta-feira (5), na B3, em São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da cerimônia, que também está prevista na agenda do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O empreendimento, considerado a maior obra de infraestrutura urbana do Novo PAC, será viabilizado por meio de parceria público-privada (PPP). União e governo de São Paulo dividirão igualmente cerca de R$ 5,2 bilhões em investimentos, enquanto a futura concessionária deverá aportar aproximadamente R$ 1,6 bilhão.

O projeto, discutido entre as duas esferas de governo desde 2023, recebeu duas propostas. As concorrentes são a construtora portuguesa Mota-Engil, que conta com participação acionária da companhia chinesa CCCC, e a espanhola Acciona. Já grupos brasileiros que analisaram o edital – como Odebrecht, Álya (antiga Queiroz Galvão), Andrade Gutierrez e Marquise – não apresentaram ofertas.

Últimas