O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizou a realização de um novo concurso público para a Casa Legislativa. A decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados na noite de quinta-feira (12/9).
De acordo com a publicação, o certame contemplará vagas para analista legislativo, nas áreas de registro e redação, processo legislativo e gestão, comunicação social, documentação e informação legislativa, museologia, engenharia e medicina. Também serão abertas oportunidades para técnico legislativo, com atribuições de policial legislativo federal e assistente legislativo e administrativo.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, entregue ao Congresso em 29 de agosto, prevê o provimento de 56 cargos. Contudo, o número exato de vagas, bem como informações sobre a banca organizadora, ainda não foram divulgados oficialmente.
O último concurso da Câmara foi realizado em 2023, com a oferta de 140 vagas distribuídas nas áreas de contabilidade, informática legislativa, técnico em material e patrimônio, assistência social, enfermagem, farmácia, medicina e técnica legislativa. Na ocasião, a banca responsável foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com a nova autorização, cresce a expectativa entre candidatos que almejam ingressar em um dos órgãos mais estratégicos do Poder Legislativo.