A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta semana, a apreensão e proibição de comercialização de diversos produtos alimentícios após constatar graves irregularidades.
Entre eles está o café torrado e moído extraforte e tradicional da marca Câmara, de origem desconhecida. A decisão foi tomada depois que análise do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (RJ) encontrou fragmentos semelhantes a vidro em um lote do produto. Além disso, as empresas citadas como fabricantes não possuem registro regular. Todos os lotes e unidades do café estão proibidos de circular.
Suplementos suspensos
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os produtos da empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., incluindo suplementos alimentares. Inspeção sanitária identificou falhas graves, como:
- ausência de responsável técnico habilitado;
- falta de controle de qualidade e segurança da água;
- ausência de registros de produção e rastreabilidade;
- falhas na seleção de matérias-primas e controle de alergênicos.
Outro produto alvo da medida foi o Whey Isomix Definition, da marca Proteus, fabricado pela Nutrimix A. Suplementos SLU. A Anvisa proibiu a comercialização, importação e uso do suplemento, após a Unlimited Alimentos e Suplementos SLU, verdadeira responsável, informar que não mantém relação com a Nutrimix e que a produção foi interrompida em 2024.
Alerta ao consumidor
A Anvisa reforçou que produtos irregulares não garantem segurança, eficácia ou qualidade, podendo causar sérios riscos à saúde. A agência orienta que a população não consuma os itens citados e denuncie casos semelhantes por meio da Ouvidoria ou do telefone 0800 642 9782.