Arthur Henrique vence eleição suplementar em Roraima, mas resultado depende de decisão do TSE

O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), venceu neste domingo a eleição suplementar ao governo de Roraima com 60,87% dos votos. O pleito foi realizado em todo o estado após a cassação da chapa eleita em 2022.

Apesar da vitória nas urnas, o resultado ainda não é definitivo. A candidatura de Arthur Henrique e de seu vice, Subtenente Velton (PL), foi indeferida pela Justiça Eleitoral devido a questionamentos relacionados ao prazo de desincompatibilização. Ambos concorreram sub judice e aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que irão definir a validade da eleição.

Com 160.004 votos, a chapa venceu o presidente da Assembleia Legislativa e governador interino, Soldado Sampaio (Republicanos), que obteve 93.897 votos (35,72%), e a candidata Nelita Frank (PT), que recebeu 8.948 votos (3,40%). Os votos de Arthur Henrique constam no sistema do TSE como “anulados sub judice”.

O pleito suplementar foi convocado após decisão judicial que cassou a chapa eleita em 2022 por abuso de poder político e econômico. O então governador Antonio Denarium (Republicanos) renunciou antes da conclusão do processo, e seu vice, Edilson Damião (União Brasil), também teve o mandato atingido pela decisão.

Ao todo, 270.558 eleitores participaram da votação. O resultado definitivo depende da análise dos recursos apresentados pela chapa vencedora, que ainda pode ter a situação jurídica alterada até decisão final das cortes superiores.

Últimas