Rússia e EUA admitem necessidade de novo diálogo nuclear após fim de tratado

Rússia e Estados Unidos reconheceram a necessidade de iniciar, em breve, negociações sobre o controle de armas nucleares estratégicas após o encerramento do Tratado Novo START, que por mais de uma década impôs limites aos arsenais das duas potências. A confirmação foi feita pelo Kremlin nesta sexta-feira (6).

Segundo autoridades russas, encontros realizados em Abu Dhabi resultaram no entendimento de que ambos os países devem agir com responsabilidade diante do novo cenário, marcado pela ausência de restrições formais desde a expiração do acordo, na quinta-feira (5).

Especialistas alertam que o fim do tratado vai além da retirada de limites numéricos. A ausência de mecanismos de transparência e previsibilidade aumenta o risco de erros de interpretação e pode estimular uma nova corrida armamentista, num momento de elevada tensão geopolítica.

Sem um novo acordo, esta é a primeira vez em mais de cinquenta anos que Rússia e EUA ficam sem restrições mútuas sobre armas nucleares estratégicas. Moscou afirmou estar aberta ao diálogo, enquanto lideranças norte-americanas já defenderam a substituição do tratado por um novo modelo.

Últimas