Distrito Federal é reconhecido nacionalmente por políticas de segurança alimentar

O Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (17), no Teatro Nacional, o Prêmio Brasil Sem Fome, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social). A premiação reconhece experiências bem-sucedidas que fortalecem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e ampliam o acesso ao direito humano à alimentação adequada, sobretudo em regiões de maior vulnerabilidade social.

O DF foi contemplado na categoria “Bom funcionamento das instâncias do Sisan”, que avalia a consolidação de políticas públicas integradas, planejamento institucional e participação social na área de segurança alimentar. O reconhecimento reflete os avanços obtidos nos últimos anos na estruturação do sistema no território distrital.

Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha destacou que o prêmio reafirma a prioridade dada pelo governo às políticas de combate à fome. Segundo ele, o reconhecimento nacional evidencia uma atuação baseada em planejamento, integração entre áreas e execução de políticas públicas que chegam efetivamente à população mais vulnerável.

De acordo com a secretária executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do DF (Caisan-DF), Lidiane Pires, a premiação levou em conta critérios como a existência de plano distrital de segurança alimentar, monitoramento por parte da sociedade civil, funcionamento regular das instâncias colegiadas, previsão orçamentária e estrutura administrativa adequada.

Destaque para boas práticas no campo e na cidade

Além do reconhecimento institucional, o Governo do Distrito Federal também foi premiado na categoria “Boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional”, por iniciativa inscrita pela Emater-DF. A experiência reconhecida envolve políticas de compras públicas que fortalecem a agricultura familiar e ampliam o acesso a alimentos de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa valoriza programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura do DF (PAPA), que conectam produtores rurais ao abastecimento de políticas sociais, promovendo renda no campo e segurança alimentar nas cidades.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e presidente da Caisan-DF, Ana Paula Marra, o destaque nacional demonstra que o Distrito Federal dispõe de instrumentos eficazes para garantir o direito à alimentação adequada, tornando-se referência para outros estados e municípios.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou que o resultado é fruto de uma atuação integrada entre técnicos, agricultores e gestores públicos. Segundo ele, a assistência técnica e a extensão rural desempenham papel estratégico na transformação de políticas públicas em cidadania e dignidade.

Prêmio Brasil Sem Fome

Em sua primeira edição, o Prêmio Brasil Sem Fome reconheceu iniciativas em três categorias: redução da insegurança alimentar e nutricional; bom funcionamento das instâncias do Sisan; e boas práticas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional. A cerimônia contou com a presença do ministro Wellington Dias, além de representantes do governo federal, estados, municípios, sociedade civil e organismos nacionais e internacionais.

A premiação é organizada pelo MDS, por meio da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), e tem como objetivo estimular políticas públicas integradas e sustentáveis no enfrentamento da fome no país.

Últimas