Reabertura do Autódromo Internacional de Brasília impulsiona turismo e economia do DF

Após mais de dez anos fechado, o Autódromo Internacional de Brasília será reaberto com uma nova proposta: funcionar como um grande complexo multiuso capaz de movimentar o turismo e fortalecer a economia do Distrito Federal. O espaço foi completamente revitalizado na primeira etapa das obras, que recebeu investimento de R$ 60 milhões do Governo do DF.

Com nova pista, múltiplos traçados, arquibancadas recuperadas e áreas preparadas para eventos, o autódromo volta ao calendário do automobilismo e do motociclismo e passa a ser uma alternativa para shows, feiras e festivais. A reabertura recoloca Brasília entre as cidades brasileiras com infraestrutura para grandes competições.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, o novo complexo deve gerar “emprego, renda e movimentação em toda a cadeia produtiva do turismo”, incluindo hotéis, restaurantes e serviços locais. A localização central — única entre autódromos do mundo — é apontada pela Secretaria de Turismo como um dos diferenciais que devem atrair público e grandes eventos.

O interesse já começou antes mesmo da reinauguração. O BRB, responsável pela gestão do espaço, recebeu quase 30 solicitações de datas para atividades esportivas e culturais. A capital também se beneficia de outros fatores logísticos: é a segunda cidade mais segura do país, tem o segundo aeroporto mais pontual do mundo e é hub de voos nacionais e internacionais.

A modernização completa do autódromo será realizada em três fases. Além da pista já reformada, estão previstas a construção de 40 boxes, kartódromo, centro médico e, em etapa final, novos empreendimentos, como lojas e um Museu do Automobilismo. O investimento total deve chegar a R$ 100 milhões.

A reabertura oficial ocorre em 30 de novembro, com etapa da Stock Car 2025 e show de Bell Marques. A programação inclui desfile de carros no dia 27, visitação de escolas no dia 28 e treinos no dia 29. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados pelo BRB. Para facilitar o acesso, o GDF ampliará o programa Vai de Graça no dia 29, garantindo transporte público sem tarifa para o evento.

Últimas