O feriado do Dia de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), e o ponto facultativo desta sexta-feira (21) provocam mudanças no funcionamento de diversos serviços públicos do Distrito Federal. Lazer, mobilidade, saúde e atendimento ao cidadão sofrerão ajustes ao longo das duas datas.
Lazer e cultura
O Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília funcionarão com entrada gratuita nesta quinta-feira, por meio do programa Lazer para Todos. O Jardim Botânico abre das 9h às 17h, enquanto o Zoológico recebe visitantes das 8h30 às 16h. A gratuidade se repete no domingo (23). Na sexta e no sábado, a cobrança de ingressos volta ao normal.
O metrô e os ônibus também integrarão o programa Vai de Graça, garantindo viagens sem cobrança de tarifa na quinta-feira e no domingo. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), haverá reforço nas linhas que atendem shoppings, feiras e mercados. O Metrô-DF adotará operação ampliada para atender ao evento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) no Museu Nacional: todas as estações funcionarão das 7h às 23h30; após esse horário, até as 2h30, somente a Estação Central permanecerá aberta.
Os parques administrados pelo Brasília Ambiental estarão abertos normalmente durante o feriado prolongado. O Eixão do Lazer funcionará na quinta e no domingo.
Serviços públicos
As agências do Banco de Brasília (BRB) fecham nesta quinta, mas reabrem normalmente na sexta. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) opera em regime de plantão na quinta e com atividades regulares na sexta.
A Caesb não terá atendimento presencial na quinta e na sexta, mas mantém equipes técnicas de operação e manutenção. Demandas podem ser feitas pelo telefone 115 ou WhatsApp (61) 3029-8115.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) suspende, na quinta, operações de mobilidade na Estrutural, DF-001, BR-070 e Barragem do Paranoá, retomando-as na sexta. O Detran-DF não terá atendimento presencial na quinta e na sexta, mas mantém equipes de fiscalização e serviços digitais.
Saúde
O Samu funcionará 24 horas todos os dias, pelo número 192. Emergências dos hospitais regionais, UPAs e a Casa de Parto de São Sebastião também terão atendimento ininterrupto.
As salas de vacinação estarão fechadas na quinta, sexta e domingo. No sábado (22), a imunização será retomada em unidades específicas. UBSs não abrem na quinta e sexta, funcionando apenas aquelas que atendem aos fins de semana no sábado.
Prontos-socorros odontológicos funcionarão nos hospitais Hran, HRG e HRT, com horários distintos ao longo dos quatro dias.
Educação e assistência social
As escolas da rede pública suspendem as aulas nesta quinta e sexta, com retorno na segunda-feira (24). Nos centros olímpicos e paralímpicos, não haverá atividades nesses dois dias; no sábado, volta o Lazer para Todos.
A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo funcionarão normalmente. Demais equipamentos da Secretaria da Mulher e as agências do trabalhador estarão fechados.
Unidades como Cras, Creas e Cecon estarão fechadas, enquanto centros Pop, Central de Vagas, UPS 24h e unidades de acolhimento permanecem abertas.
Restaurantes comunitários
Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente na quinta e sexta, exceto as unidades de Ceilândia, Sol Nascente, Planaltina e Estrutural, que seguem fechadas para manutenção.


