O ex-presidente Barack Obama fez críticas contundentes ao governo de Donald Trump durante comícios em Nova Jersey e Virgínia no sábado (1º), enquanto apoiava candidatas democratas às eleições estaduais.
Em seu discurso, Obama acusou a administração atual de promover “ilegalidade, imprudência, maldade e loucura” diárias, comparando o governo a um Halloween sem fim, “só com travessuras e nada de gostosuras”.
O ex-presidente criticou especificamente a política tarifária de Trump, que classificou como “desastrosa”, e o envio de tropas da Guarda Nacional a cidades, além de censurar os republicanos no Congresso por não controlarem o presidente, mesmo sabendo que ele “está passando dos limites”.
Com bom humor, Obama também ironizou investimentos da Casa Branca sob Trump, como a reforma do Rose Garden e a construção de um salão de baile de US$ 300 milhões, mesmo durante paralisações federais.
Os comícios ocorreram poucos dias antes das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, marcadas para terça-feira (4), em quatro estados, incluindo Nova Jersey e Virgínia. Obama declarou apoio a Abigail Spanberger, ex-congressista e candidata ao governo da Virgínia, e Mikie Sherrill, deputada democrata de Nova Jersey.
Analistas apontam que as falas do ex-presidente visam mobilizar a base democrata e influenciar a percepção dos eleitores sobre a gestão Trump, além de indicar tendências para as eleições de meio de mandato de 2026.


