Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) deixou parte do país sem energia elétrica. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME), o blecaute atingiu ao menos 16 estados e o Distrito Federal, com duração que variou de oito minutos a uma hora.
O incidente teve origem em um incêndio na subestação de Bateias, localizada em Campo Largo (PR), na Região Metropolitana de Curitiba. A falha provocou o desligamento de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando todas as regiões do país.
Estados afetados
Foram registradas interrupções no fornecimento de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará, Amapá, Tocantins e no Distrito Federal.
Em Brasília, a Neoenergia informou que cerca de 300 mil clientes ficaram sem luz entre 0h31 e 1h06, após o desligamento de oito subestações. Em Goiás, a Equatorial Energia apontou que 50 municípios foram afetados, totalizando mais de 520 mil unidades consumidoras.
No Rio de Janeiro, aproximadamente 450 mil clientes da Light e 277 mil da Enel tiveram o fornecimento interrompido. Em São Paulo, quase um milhão de consumidores ficaram sem energia por cerca de oito minutos. No Amazonas, as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara ficaram sem luz por uma hora.
Reação imediata e retomada
O ONS informou que, assim que a falha foi detectada, foram iniciadas ações conjuntas com agentes do setor elétrico para o restabelecimento da energia. Segundo o órgão, o reabastecimento total foi concluído em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, e por volta de 2h30 na Região Sul.
O Ministério de Minas e Energia afirmou que o evento teve início “com um incêndio em reator na Subestação de Bateias”, o que provocou a desconexão entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Apesar da gravidade, o MME destacou que o tempo de recomposição foi inferior ao de outros apagões de mesma magnitude.
Investigação em andamento
Uma reunião entre os principais agentes do setor elétrico está programada para esta terça-feira, a fim de identificar as causas exatas do incêndio. O ONS deve divulgar até sexta-feira (17) um Relatório de Análise da Perturbação (RAP) com detalhes técnicos sobre o ocorrido.
O último apagão nacional havia ocorrido em 2023, quando 29 milhões de brasileiros foram afetados por uma sobrecarga no sistema — o maior em uma década.