Desde o lançamento em agosto, o projeto Empoderadas no Tatame já impactou 453 mulheres atendidas pelo Programa Direito Delas, da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). As participantes aprendem técnicas de defesa pessoal, maquiagem e design de sobrancelhas, fortalecendo-se tanto física quanto emocionalmente.
Ministradas por Érica Paes, ex-lutadora de MMA, faixa-preta 5º grau em jiu-jítsu e especialista em segurança feminina, as aulas ensinam prevenção, contenção, controle emocional e confiança. “Mais do que aprender golpes, as mulheres aprendem a reconhecer situações de risco e a se posicionar com firmeza, entendendo que têm direito de se defender e viver sem medo”, afirma Érica.
Além da autodefesa, o projeto oferece oficinas de qualificação profissional, promovendo independência econômica e rompendo ciclos de dependência e violência. Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, ressalta: “Garantimos mais do que segurança física: promovemos liberdade, dignidade e protagonismo”.
Elusimar Silva, moradora do Recanto das Emas, é um exemplo do impacto do programa: “Cheguei tímida e com medo. Hoje sei me defender, cuidar de mim e comecei a atender minhas primeiras clientes como designer de sobrancelhas. Me sinto uma nova mulher.”
As inscrições seguem abertas até fevereiro de 2026 em todos os 11 núcleos do Direito Delas, localizados em Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião. As aulas são gratuitas e acontecem semanalmente.