Lula destaca liderança do Brasil no combate à fome e pobreza em reunião global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (13/10), em Roma, da 2ª Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, reforçando o protagonismo do Brasil em políticas internacionais de erradicação da miséria.

Lula apresentou os avanços do primeiro ano da Aliança, que já reúne 200 membros entre países, ONGs, fundações e instituições financeiras, e anunciou a criação do Mecanismo de Apoio da iniciativa, com financiamento garantido até 2030. Entre os projetos-piloto estão ações de transferência de renda, segurança alimentar e apoio à agricultura familiar na Palestina, Haiti, Zâmbia, Quênia e Etiópia.

O presidente alertou para a necessidade de mais recursos e compromisso global, destacando que a inclusão social precisa ser efetiva e refletida nos orçamentos nacionais. Ele também anunciou que o Brasil levará à COP30, em Belém, uma declaração sobre “Fome, Pobreza e Clima”, integrando segurança alimentar às ações climáticas.

“Somente um novo modelo de desenvolvimento justo e sustentável poderá assegurar um futuro digno para as próximas gerações”, concluiu Lula.

Últimas