A presidente da comissão, deputada Paula Belmonte (Cidadania), anunciou que a Comunidade da Cerâmica, no Sol Nascente, receberá sistema de água encanada a partir de novembro, resultado de emenda parlamentar e articulação com a Caesb. “É o dinheiro do povo para o povo”, afirmou.
O relator Iolando (MDB) destacou que as oitivas da CPI têm gerado dados que podem embasar políticas públicas e projetos de lei para recuperação das bacias hidrográficas.
O diretor de obras da Novacap, André Luiz Vaz, apresentou ações de limpeza e monitoramento das redes pluviais com uso de robôs e alertou sobre o descarte irregular de resíduos e ligações clandestinas de esgoto.
Pesquisadores da UnB criticaram a falta de integração entre Novacap, Adasa e Caesb, o que reduz a eficiência no controle da poluição. Também apontaram níveis alarmantes de mercúrio detectados em visitas técnicas, levando a CPI a aprovar uma contraprova para verificar os dados da Caesb.
A reunião contou ainda com a aprovação de requerimentos para ouvir representantes do SLU e marcou uma visita técnica no dia 17 à Escola Classe Guariroba.