Depois de quase 12 horas fechado, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, voltou a operar pousos e decolagens às 17h25 desta terça-feira (30). A Infraero informou que, de forma excepcional, o terminal terá o horário de funcionamento ampliado para reduzir os impactos da paralisação.
A suspensão ocorreu ainda na madrugada, quando um veículo de serviço derramou óleo pela pista principal durante uma inspeção. Por questões de segurança, todas as operações foram interrompidas até que a limpeza fosse concluída.
Ao longo do dia, mais de 160 voos foram cancelados e 14 acabaram desviados para o Galeão. Passageiros enfrentaram filas, atrasos, conexões perdidas e compromissos desmarcados. “Esse atraso vai complicar muito nossa agenda em São Paulo”, disse João Gabriel Soares, executivo de uma empresa de telefonia.
Os efeitos foram sentidos também em outros aeroportos do país, como Congonhas e Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF). Segundo a Infraero, a liberação só ocorreu após a pista atender “aos mais altos padrões de segurança”.