O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste domingo (28), de uma caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O percurso teve cerca de três quilômetros e contou com a presença de ministros, lideranças políticas e da primeira-dama, Janja da Silva.
Durante o ato, Lula destacou a centralidade da educação para o futuro do país e fez críticas indiretas ao governo anterior. “Na nossa atividade não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada com educadores”, ironizou o presidente em discurso ao final do evento.
Em vídeo gravado ao longo do trajeto, Lula relacionou a educação à defesa da soberania nacional, em meio a um cenário de tensões diplomáticas e sanções aplicadas ao Brasil pelos Estados Unidos. “Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência de que, através da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, a gente vai tornar o Brasil soberano para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, afirmou.
Embora o ato tenha sido divulgado como caminhada, em alguns trechos Lula chegou a correr, acompanhado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). Também participaram Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, e Edinho Silva, presidente nacional do PT.
A atividade reforça o simbolismo do aniversário do MEC e marca a defesa do governo pela educação como instrumento de transformação social e fortalecimento da soberania brasileira.