Câmara Legislativa inaugura mostra fotográfica com enfoque em inclusão e religiosidade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) abre amanhã, 23 de setembro, a mostra “Brasília é um Templo”, que reúne fotografias sobre religiosidade ecumênica registradas pelo grupo Galera do DIS – Diário de Inclusão Social. O evento acontece no Foyer do Plenário, a partir das 18h30, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa.

A exposição reúne 10 fotógrafos selecionados, todos pessoas com deficiência intelectual, além de outros integrantes do grupo. O objetivo da mostra é valorizar a inclusão social e mostrar como a arte pode ser uma ferramenta de transformação.

Segundo o deputado Robério Negreiros (PSD), que recebeu a exposição na CLDF, iniciativas como essa reforçam a importância de dar visibilidade e oportunidades às pessoas com deficiência. “É fundamental ampliar nosso olhar e reconhecer o talento e a dedicação dessas pessoas em diferentes áreas”, afirmou.

Sob a curadoria da fotógrafa Gisele Santos, os participantes não apenas registraram imagens dos templos da capital, mas também estudaram os diversos aspectos culturais e religiosos de cada local. “A imersão no tema proporciona aprendizado, eleva a autoestima e contribui para o desenvolvimento social dos participantes. Eles se sentem orgulhosos do que produzem, e nós também”, destaca Gisele.

O grupo Galera do DIS foi idealizado por Lourdes Lima há cerca de seis anos e realiza anualmente novas exposições com temas variados. A iniciativa nasceu a partir da exposição “21 motivos para celebrar”, do fotógrafo Mohammed, que tem Síndrome de Down, que retratava o cotidiano de jovens com deficiência intelectual. A partir dessa experiência, Lourdes propôs inverter os papéis: quem antes era fotografado passou a ser o fotógrafo.

“Cada projeto representa evolução e crescimento. A visão deles se amplia a cada ano, e aprendemos que, muitas vezes, basta oferecer a oportunidade”, ressalta Lourdes. A mostra conta com a participação de pessoas com diferentes tipos de deficiência, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.

Últimas