Hugo Motta defende “fim das pautas tóxicas” após manifestações contra PEC da Blindagem

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (22), durante evento do BTG Pactual, que é hora de tirar do foco do Parlamento as chamadas “pautas tóxicas” e concentrar esforços em temas considerados prioritários, como reforma administrativa, imposto de renda e segurança pública.

“É chegado o momento de tirarmos da frente todas essas pautas tóxicas. Talvez a Câmara tenha tido, na semana passada, a semana mais difícil e mais desafiadora. Mas nós decidimos que vamos tirar essas pautas porque ninguém aguenta mais essa discussão”, declarou Motta.

A fala ocorre um dia após manifestações em várias capitais, incluindo João Pessoa, contra a PEC nº 3/2021, conhecida como “PEC da Blindagem”. O texto aprovado pela Câmara estabelece que a abertura de processos judiciais contra deputados e senadores precisará do aval dos próprios parlamentares, dificultando punições ou perda de mandato.

Questionado sobre os atos, Hugo Motta ressaltou que a democracia brasileira está mais viva do que nunca e fez referência às manifestações do 7 de setembro, quando grupos se mobilizaram a favor da anistia. “Isso demonstra que a nossa população está nas ruas defendendo aquilo que acredita, e eu tenho um respeito muito grande pelas manifestações populares”, afirmou.

Com a declaração, Motta reforça a intenção da Câmara de priorizar temas considerados estratégicos e deixar de lado discussões que têm gerado conflitos e polarização política no Congresso.

Últimas