O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta sexta-feira (19) com o chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez, sobre a expectativa de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, prevista para dezembro, durante a Cúpula do Mercosul em Brasília.
Segundo o Planalto, ambos ressaltaram a importância estratégica do acordo em meio a tensões comerciais globais e ataques ao sistema multilateral de comércio. Durante a conversa, os presidentes também discutiram a situação na Palestina, reafirmando a necessidade de uma solução que contemple dois Estados e condenando as violações do direito internacional humanitário em Gaza, incluindo deslocamentos forçados e planos de ocupação israelense.
Na quinta-feira (18), Lula também conversou com o Emir do Catar, Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, manifestando solidariedade após um ataque aéreo israelense em Doha, em 9 de setembro. O presidente brasileiro enfatizou a importância da libertação de reféns e defendeu a implementação de um Estado palestino em paz e segurança ao lado de Israel. O Emir agradeceu as manifestações do Brasil.