Comissão retoma votação da LDO de 2026 nesta terça-feira

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional deve retomar nesta terça-feira (9) a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A análise foi iniciada na semana passada, mas o relator, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), pediu mais tempo para concluir o parecer diante das 2.465 emendas apresentadas pelos parlamentares.

Depois da aprovação na Comissão, o texto ainda precisará ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, em data a ser definida.

A LDO estabelece as diretrizes para a elaboração do Orçamento da União, fixando limites de gastos para os poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, além de orientar a política fiscal e as despesas com pessoal.

O governo já encaminhou ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026, que traz uma revisão na estimativa de crescimento econômico. A previsão do PIB, que era de 2,5% na LDO enviada em abril, caiu para 2,44% no PLOA.

Fonte: Agência Senado

Últimas