Vice-presidente Alckmin critica proposta de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro durante leilão do túnel Santos-Guarujá

São Paulo (SP) – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, criticou na noite desta sexta-feira (5) a proposta que prevê anistia a condenados pela tentativa de golpe de Estado e pelos atos de 8 de janeiro.

“Indulto é golpismo de marcha ré”, afirmou Alckmin durante a cerimônia do leilão do Túnel Imerso Santos-Guarujá, em São Paulo. O vice-presidente destacou que o país preza pela liberdade e democracia, lembrando a participação de brasileiros contra o nazismo e o fascismo na Segunda Guerra Mundial. “Está na índole do povo brasileiro a democracia. É a democracia que promove inclusão”, disse.

Também presente à cerimônia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a polarização faz parte do processo político, desde que não seja calcada no autoritarismo. “Quando a polarização é de tipo autoritário, em que se pensa em eliminar o adversário, essa é a polarização que ninguém quer”, declarou.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também se posicionou contra qualquer projeto de anistia e reforçou que as pautas do Congresso devem priorizar temas como o imposto de renda e a reforma administrativa.

Diferentemente dos ministros, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não comentou sobre a proposta de anistia e concentrou-se em falar sobre o leilão. Freitas já havia declarado em entrevistas que concederia indulto a Jair Bolsonaro se fosse eleito presidente da República.

Leilão do túnel Santos-Guarujá

O leilão do Túnel Imerso Santos-Guarujá foi vencido pelo grupo português Mota-Engil. O projeto tem investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, sendo que até R$ 5,14 bilhões serão custeados com aporte público, divididos igualmente entre o governo federal e o estado de São Paulo, e o restante virá da iniciativa privada.

Durante a cerimônia, Haddad ressaltou a parceria entre União e Estado de São Paulo, destacando que a cooperação mesmo diante de divergências políticas beneficia a população. Silvio Costa Filho afirmou que a obra é um exemplo de ação em que “ao final, quem ganha é a população brasileira”.

O governador Tarcísio destacou o trabalho conjunto dos órgãos envolvidos e elogiou a tecnologia e a modelagem do projeto, reforçando que a obra vai conectar as cidades litorâneas de Santos e Guarujá e será um benefício direto para a população.

Últimas