O que antes parecia um sonho distante, restrito às telas da televisão, tornou-se realidade para 102 estudantes da rede pública do Distrito Federal. Nesta quinta-feira (4), parte do grupo embarcou no Aeroporto Internacional de Brasília rumo ao Reino Unido para participar do programa Pontes para o Mundo, iniciativa financiada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) que promove imersão cultural e linguística no exterior.
O embarque foi acompanhado de perto pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Para esses jovens, quase 100% deles, é a primeira vez que vão fazer uma viagem internacional”, destacou Mayara, idealizadora do projeto. “É uma oportunidade única para os alunos e também para as famílias, que podem enxergar nos filhos a realização de um futuro possível”.
Nesta etapa, 27 jovens seguiram em voo da Air France/KLM para Londres, enquanto outros já haviam partido no dia anterior. No total, 102 alunos foram contemplados, acompanhados por dez profissionais da Secretaria de Educação, responsáveis por auxiliar na adaptação inicial junto às famílias anfitriãs e às instituições de ensino estrangeiras.
Transformação pessoal e coletiva
Mais do que aprender um novo idioma, o programa representa uma mudança de vida. Nicole Gomes, 16 anos, estudante do CEM 2 de Ceilândia, descreveu o intercâmbio como um divisor de águas: “Espero voltar uma outra pessoa, que possa transformar minha família, os colegas da escola e incentivar os estudos deles também”.
Para Cauã Diniz, 16, do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, em Planaltina, o momento é a realização de um sonho de infância. “Sempre gostei de explorar novos lugares. Hoje estou aqui por tudo que construí nesses anos. É um passo enorme para mim”, disse.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, reforçou o caráter inclusivo e global da experiência. “Nos colleges onde vão estudar, os alunos terão contato com jovens do mundo inteiro. É uma troca de experiências que vai permitir crescimento acadêmico e pessoal. Eles não apenas aprendem a língua, mas vivenciam outra cultura e ampliam horizontes”.
Programa permanente
O sucesso da iniciativa tem impulsionado a expansão do Pontes para o Mundo. Em 2025, a previsão é disponibilizar 400 vagas, com novos destinos como Japão, Alemanha e Espanha. Para consolidar a política pública, o GDF prepara o envio de um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que transformará o programa em ação permanente de Estado.
“Queremos garantir que, independentemente de quem esteja no governo, o Pontes para o Mundo continue existindo. Educação é a chave para o futuro”, ressaltou Hélvia Paranaguá.
CIL: 50 anos abrindo caminhos
A base do programa está no fortalecimento do ensino de idiomas na rede pública, consolidado pelos Centros Interescolares de Línguas (CILs). Criados há 50 anos, os CILs já formaram milhares de estudantes em inglês, espanhol, francês, japonês e alemão, tornando-se referência nacional em ensino gratuito de línguas.
Atualmente, 17 unidades atendem 14 regionais de ensino, com mais de 829 professores. Entre 2019 e 2024, mais de 350 mil alunos passaram pelas salas do CIL, apoiados por investimentos em infraestrutura que ultrapassaram R$ 1,3 milhão.
Educação como passaporte para o futuro
O embarque dos estudantes simboliza mais do que uma viagem internacional: é a abertura de portas para novas oportunidades. O Pontes para o Mundo reforça o papel transformador da educação e projeta o DF como referência em inclusão social e formação global para jovens da rede pública.