A 27ª edição do Festival do Rio, que acontece entre os dias 2 e 12 de outubro, anunciou nesta terça-feira (2) a lista dos filmes selecionados para a Première Brasil, mostra competitiva dedicada às produções nacionais. Este ano, o evento registrou aumento no número de obras brasileiras inscritas e selecionadas.
Foram recebidas 320 inscrições de longas-metragens nacionais e, ao final da curadoria, 124 títulos foram escolhidos, distribuídos em diversas categorias — entre ficção, documentário, novos rumos, séries, curtas-metragens e sessões hors concours.
“Estamos muito felizes de ter este ano uma Première Brasil que é a maior que já tivemos, não só no número de inscritos, mas principalmente no número de selecionados. É um momento de celebração e de fortalecimento da nossa indústria, para que continuemos a contar nossas histórias para o Brasil e também para o mundo”, destacou Ilda Santiago, diretora do festival.
Competição principal
Na disputa de longas de ficção estão produções como A Vida de Cada Um, de Murilo Salles; Cyclone, de Flavia Castro; Ato Noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher; Coração das Trevas, de Rogério Nunes; Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte; e Virtuosas, de Cíntia Domit Bittar.
Entre os documentários em competição estão Apolo, estreia da atriz Tainá Müller na direção ao lado de Isis Broken; Cheiro de Diesel, de Natasha Neri e Gizele Martins; Honestino, de Aurélio Michiles; Meu Coração Neste Pedacinho Aqui – Dona Onete, de Mini Kerti; e Massa Funkeira, de Ana Rieper.
Sessões especiais
Além da mostra competitiva, o festival exibirá títulos inéditos nos cinemas brasileiros que estiveram em eventos internacionais, como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira, ambos apresentados em Cannes.
A lista completa inclui ainda produções hors concours, clássicos restaurados, séries nacionais, além de coproduções internacionais com participação do Brasil.