Agosto Lilás: GDF encerra mês com mais de cem ações em todas as regiões administrativas

Mobilização alcançou mais de 7 mil pessoas com iniciativas de acolhimento, proteção e empoderamento feminino

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF), promoveu ao longo do mês de agosto mais de 100 ações em todas as regiões administrativas. As atividades integraram a campanha Agosto Lilás, movimento nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, e tiveram como foco informar, acolher, proteger e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ao todo, foram realizadas 36 ações institucionais: 14 palestras e capacitações, dez encontros comunitários e 12 grandes eventos. As iniciativas impactaram diretamente mais de 7 mil pessoas, fortalecendo a rede de proteção, ampliando o alcance das políticas públicas e levando cidadania a mulheres em diferentes contextos sociais.

Destaques da campanha

Entre as iniciativas, destacou-se a atuação da Casa da Mulher Itinerante, que esteve no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) da Estrutural. O espaço móvel ofereceu atendimento jurídico especializado, palestras sobre saúde, autoestima e cidadania, além de serviços gratuitos de emissão de documentos. Durante a ação, foram atendidas 444 mulheres e 480 crianças, reforçando a importância da descentralização das políticas públicas.

Outro marco foi a 5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, realizada na Biblioteca Nacional de Brasília, que reuniu mais de 700 participantes. O encontro aprovou 12 propostas distritais que serão apresentadas na etapa nacional e definiu a delegação de 47 mulheres que representará o DF no evento federal.

Além disso, ações de distribuição de absorventes ajudaram a combater a pobreza menstrual, reduzindo a vulnerabilidade de mulheres e meninas e garantindo o acesso a itens básicos de higiene.

Compromisso com a proteção e os direitos das mulheres

A vice-governadora Celina Leão destacou o impacto da mobilização:

“As ações realizadas durante o Agosto Lilás mostram o quanto este GDF tem trabalhado com seriedade, presença e resultados na vida das mulheres. Foi um mês inteiro de atividades que levaram informação, acolhimento e serviços essenciais para todas as regiões.”

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou que a campanha reflete o trabalho contínuo da pasta:

“O Agosto Lilás é uma vitrine do que realizamos ao longo do ano. O cuidado com as mulheres não é pontual, é constante. Trabalhamos todos os dias para oferecer dignidade, acolhimento e oportunidade às mulheres do Distrito Federal.”

Balanço

Com resultados expressivos, a edição 2025 do Agosto Lilás evidenciou o compromisso do GDF em construir políticas públicas efetivas contra a violência de gênero e na promoção da autonomia e fortalecimento das mulheres em toda a sua diversidade.

Com informações da Secretaria da Mulher (SMDF)

Últimas