O Distrito Federal ganhou um importante reforço na frota de transporte público, com a entrega de oito novos veículos da empresa Marechal, nesta quarta-feira (20). Entre eles está o primeiro Zebrinha elétrico do DF, que vai ampliar as linhas internas do Guará, atendendo também passageiros de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia e Taguatinga.
Os veículos possuem tecnologia Euro 6 – Proconve 8, reduzindo até 80% a emissão de gases poluentes. Todos contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS. Quatro ônibus reforçam a Bacia 4, abrangendo as regiões atendidas, enquanto os quatro restantes atuarão exclusivamente no Guará.
A vice-governadora Celina Leão destacou a importância da modernização da frota: “O resgate do projeto Zebrinha vem na nossa gestão. É um projeto de mobilidade essencial que atende a comunidade local, ampliando conforto, acessibilidade e sustentabilidade”. O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, acrescentou: “Essa era uma demanda antiga da comunidade e hoje se torna realidade”.
Com a chegada dos novos veículos, o Guará terá linhas adicionais, como a 0.010 (Guará I e II) e a 0.009 (Guará/Park Shopping/Aeroporto), oferecendo mais horários e capacidade. O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que a ampliação da frota deve aumentar em 10% a capacidade de atendimento e representará um passo importante na transição para veículos elétricos no DF.
O Zebrinha elétrico contribuirá para a redução de 63,7 toneladas de CO₂ por ano, equivalente à absorção de um parque com 4.247 árvores, reforçando o compromisso do GDF com a mobilidade sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos.