Câmara realiza debate sobre trabalhadoras domésticas, maioria mulheres, nesta quarta-feira

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (20) um debate sobre as trabalhadoras domésticas do Brasil, a partir das 13h30, no auditório Nereu Ramos. O encontro faz parte da iniciativa “Tribuna da Mulher”, que realiza reuniões semanais para aproximar a sociedade e os movimentos de mulheres das atividades da comissão.

O debate foi sugerido pela presidente da comissão, deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), e busca discutir os desafios, direitos e avanços relacionados ao trabalho doméstico no país.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de dezembro de 2023, o trabalho doméstico é majoritariamente ocupado por mulheres, representando 91,1% dos 6,08 milhões de trabalhadores do setor. O emprego doméstico envolve atividades realizadas no âmbito residencial, sem gerar lucro para o empregador, como faxina, cozinha, babá e motorista.

O encontro será uma oportunidade para debater políticas públicas, direitos trabalhistas e iniciativas que valorizem essas profissionais, reforçando a importância de proteger e promover a dignidade das mulheres no mercado de trabalho.

Últimas