O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que não há ambiente político para aprovar uma anistia ampla, geral e irrestrita aos participantes dos ataques ao Congresso em 8 de janeiro e à tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, qualquer decisão sobre o tema dependerá da maioria do Colégio de Líderes, que avalia se a proposta poderá ser levada ao Plenário.
Motta destacou que não há negociação sobre suas prerrogativas como presidente da Casa e que as exigências da oposição para desocupar o Plenário não foram incluídas na pauta desta semana. Ele ressaltou que é possível discutir a revisão de penas para envolvidos que não tiveram papel central nos episódios.
O presidente também comentou sobre a reavaliação do foro por prerrogativa de função, tema complexo que ainda não possui texto definido. Motta defendeu a proteção das prerrogativas parlamentares, mas reconheceu que ajustes podem ser feitos para crimes de opinião, de forma a garantir equilíbrio entre a atuação legislativa e a justiça.