O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve provocar forte instabilidade no Sul do Brasil ao longo desta semana, especialmente no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil, os ventos no litoral gaúcho podem chegar a 100 km/h em alguns pontos.
Rio Grande do Sul
- Segunda-feira (18): início da instabilidade em diversas regiões.
- Terça-feira (19): previsão de temporais isolados, com possibilidade de granizo, chuva intensa, descargas elétricas e rajadas de vento.
- Quarta-feira (20): ventos entre 45 e 80 km/h no estado, podendo alcançar 100 km/h no litoral. Há risco de tempestades de raios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja (perigo iminente) para os ventos costeiros no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina, válido das 18h de terça até 21h de quarta. O aviso aponta risco de avanço de dunas sobre construções.
Santa Catarina
- Terça-feira (19): aproximação de frente fria traz temporais isolados no Extremo Oeste e Oeste, com raios, fortes rajadas de vento (50 a 75 km/h) e possibilidade de granizo.
- Temperaturas: até 32°C no Oeste, 25°C no Litoral Sul e mínimas de 13°C a 14°C nas áreas serranas.
- Quarta-feira (20): frente fria avança, provocando pancadas de chuva, temporais isolados e ventos fortes, com risco moderado de ocorrências.
Outras regiões
Vendavais também podem atingir Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, segundo os institutos de meteorologia.
⚠️ A Defesa Civil recomenda atenção redobrada à população, principalmente em áreas costeiras e de risco, diante da possibilidade de danos causados pelos ventos fortes e temporais.