Lula rebate críticas de Trump sobre comércio entre Brasil e EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “mentira” a afirmação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial. A declaração foi feita nesta quinta-feira (14), durante evento no Recife (PE), onde Lula participou da entrega de títulos de terra no bairro de Brasília Teimosa.

Segundo o presidente brasileiro, os Estados Unidos registraram superávit no comércio com o Brasil nos últimos 15 anos, acumulando, de acordo com ele, lucro de aproximadamente US$ 410 bilhões. Lula afirmou que o país continuará disposto a negociar.

Mais cedo, Trump declarou que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível em termos de tarifas”. Em entrevista repercutida pela Agência Reuters, o líder norte-americano disse que os produtos americanos enfrentam tarifas “tremendas” para entrar no Brasil, enquanto os EUA cobrariam pouco ou nada dos produtos brasileiros.

Além da questão comercial, Trump também comentou sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que o processo configuraria “execução política”. Segundo ele, a cobrança de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros estaria ligada, em parte, a esse contexto.

Até o momento, o governo dos Estados Unidos não detalhou eventuais mudanças nas tarifas ou novas medidas comerciais.

Últimas