Colômbia: morre o pré-candidato à presidência Miguel Uribe, dois meses após sofrer atentado

O pré-candidato à presidência da Colômbia e senador Miguel Uribe, 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) após passar dois meses internado em unidade de terapia intensiva e ser submetido a várias cirurgias. Ele havia sido vítima de um ataque a tiros em 7 de junho, durante um ato político em um parque de Bogotá.

O estado de saúde do parlamentar se agravou no último sábado (9), quando sofreu uma nova hemorragia cerebral. No atentado, Uribe foi atingido por dois disparos na cabeça e um na perna.

Nas redes sociais, sua esposa, María Claudia Tarazona, publicou uma mensagem emocionada: “Sempre será o amor da minha vida. Obrigado por uma vida cheia de amor. Descanse em paz, amor da minha vida, eu cuidarei dos nossos filhos.”

Investigações em andamento

As autoridades colombianas prenderam seis suspeitos de envolvimento no ataque e apontam uma dissidência da extinta guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como possíveis autores intelectuais do crime.

Trajetória

Miguel Uribe Turbay nasceu em Bogotá, em 1986, e era neto do ex-presidente colombiano Julio Turbay, que governou o país de 1978 a 1982 pelo Partido Liberal. Sua carreira política foi marcada pela defesa de pautas de segurança pública e combate à corrupção.

O atentado e a morte de Uribe abalaram o cenário político colombiano, a menos de um ano das eleições presidenciais.

Últimas