Fiocruz e EMS firmam parceria para produzir canetas contra diabetes e obesidade

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica EMS formalizaram, nesta quarta-feira (7), dois acordos de cooperação para a produção no Brasil de medicamentos à base de liraglutida e semaglutida — princípios ativos presentes em tratamentos de alta eficácia contra diabetes e obesidade.

De acordo com as instituições, a iniciativa prevê inicialmente a fabricação dos medicamentos na unidade da EMS em Hortolândia (SP). Na segunda fase, haverá a transferência da tecnologia para o Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, no Rio de Janeiro, permitindo a produção integral no país.

As chamadas “canetas” de aplicação subcutânea, que contêm esses fármacos, têm se destacado mundialmente não apenas no controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 2, mas também na redução de peso em casos de obesidade, oferecendo benefícios adicionais à saúde e qualidade de vida.

Para a Fiocruz, o acordo representa um avanço na capacidade nacional de produção de medicamentos estratégicos e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo dependência de importações e ampliando o acesso da população a tratamentos inovadores.

Últimas