Em um passo importante para a integração e o fortalecimento das políticas públicas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), o secretário do Entorno do Governo de Goiás, Pábio Mossoró, assumiu, nesta quarta-feira (23), a vaga de conselheiro titular no Conselho Administrativo da RIDE (COARIDE). A 30ª reunião ordinária do colegiado foi realizada em Brasília e reuniu representantes de diferentes níveis de governo, além da sociedade civil.
Com sólida atuação na região, Mossoró traz ao colegiado sua experiência como ex-prefeito e ex-presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), ampliando a representatividade dos 34 municípios que compõem a RIDE-DF. Também foi designada como suplente a superintendente da Secretaria do Entorno, Paula Tredicci, enquanto o Governo do Distrito Federal passa a ser representado por Cristian Viana, secretário do Entorno do GDF.
“Já fui prefeito e presidente da AMAB e conheço de perto os desafios dessa região. Nossa atuação tem sido de diálogo direto com os prefeitos e articulação com os governos estadual, federal e do DF. É uma honra representar Goiás neste conselho e colocar nosso time à disposição para contribuir com o desenvolvimento regional”, destacou Mossoró.
Integração regional em pauta
Durante o encontro, o secretário anunciou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Entorno (RME). A iniciativa, conduzida pela Secretaria do Entorno do Governo de Goiás (SEDF-GO), pretende organizar ações estratégicas nas áreas de infraestrutura, mobilidade, saúde, segurança pública e geração de empregos. A proposta deverá servir como instrumento de planejamento e coordenação intergovernamental, envolvendo também a bancada do Centro-Oeste no Congresso Nacional.
Mossoró aproveitou a reunião para convidar os integrantes do COARIDE a participarem da 3ª edição da feira #NoEntornoTem, que acontecerá no Parque da Cidade, em Brasília. “A feira é uma vitrine do potencial do Entorno. Vamos mostrar nossas iniciativas e oportunidades, com a presença dos municípios da RIDE”, disse.
Fortalecimento federativo
A pauta da reunião incluiu ainda temas como a reestruturação dos Comitês Temáticos da RIDE, os resultados da Caravana da Sudeco, a criação da Conferência Anual da RIDE-DF e a apresentação do Observatório da RIDE, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) para monitoramento de indicadores regionais.
O COARIDE é presidido por Tito Lívio, secretário executivo em exercício do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e tem como secretário executivo o diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, Peniel Pacheco.
A nova composição do conselho é vista como uma oportunidade de reposicionar politicamente o Entorno, região historicamente marcada por crescimento acelerado, carência de infraestrutura e baixa presença do Estado. A expectativa é de que, com maior articulação federativa, os municípios da RIDE ganhem mais protagonismo na definição de políticas públicas regionais.