Última parcela do IPVA 2025 começa a vencer nesta segunda-feira (21/7) no DF

Mais de 1 milhão de contribuintes devem quitar o imposto até 25 de julho; não pagamento pode resultar em apreensão do veículo e inclusão na dívida ativa

Os proprietários de veículos do Distrito Federal que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 devem ficar atentos: a sexta e última parcela começa a vencer nesta segunda-feira (21/7) e segue até o dia 25, conforme o número final da placa do veículo.

O boleto pode ser emitido no site da Receita do DF (receita.fazenda.df.gov.br), pelo aplicativo Economia DF ou presencialmente em um dos postos da Receita. A Secretaria de Economia (Seec-DF) estima que cerca de 1,068 milhão de contribuintes devem pagar o IPVA este ano, com arrecadação prevista de R$ 1,97 bilhão. Os recursos são destinados a obras, manutenção de rodovias, serviços de saúde, educação e ao pagamento dos servidores públicos.

Consequências para quem não pagar

Motoristas que não quitarem o IPVA dentro do prazo estarão sujeitos a uma série de penalidades. Além de multa e juros, há risco de apreensão do veículo em operações de fiscalização realizadas pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) e pela Polícia Militar (PMDF).

O processo de cobrança começa de forma administrativa, com notificações por telefone, e-mail ou pelo próprio aplicativo Economia DF. Caso o débito não seja regularizado, o contribuinte será incluído na dívida ativa do Distrito Federal. Em último caso, poderá haver abertura de processo judicial para execução fiscal.

Como regularizar parcelas em atraso

Quem perdeu uma ou mais parcelas anteriores ainda pode regularizar a situação. Para isso, basta acessar o site da Receita ou o aplicativo, informar o número do Renavam e consultar os débitos. Em seguida, é possível gerar a guia de pagamento com os valores atualizados.

Isenções previstas em lei

O IPVA é obrigatório para todos os proprietários de veículos automotores registrados no DF, com exceção de casos previstos em lei, como veículos com mais de 15 anos de fabricação ou pertencentes a instituições com direito à isenção.

Serviço: atendimento presencial da Receita do DF (segunda a sexta, das 12h30 às 18h30, exceto feriados)

  • Plano Piloto: 701 Norte, Bloco D, Loja 1
  • Ceilândia: CNN 1, Bloco B – Avenida Hélio Prates
  • Gama: Quadra 1, Área Especial – Setor Central
  • Planaltina: SHD, Bloco C
  • SIA: SAPS Trecho 1, Lote H – EPTG (próximo à Caesb)
  • Taguatinga: CNA, Área Especial s/nº – Praça Santos Dumont

Últimas