O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se manifestou nesta sexta-feira (11) sobre os impactos das novas tarifas comerciais anunciadas pelos Estados Unidos. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Motta afirmou que o Legislativo acompanha de perto os desdobramentos da medida e está pronto para atuar em defesa do setor produtivo e da economia brasileira.
Segundo o presidente da Câmara, o tema foi discutido em conversas com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.
“Ambos relataram os impactos negativos das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos nos setores estratégicos de nossa indústria”, escreveu Motta.
Ainda segundo a nota publicada, o presidente da Câmara reforçou que a instituição está à disposição para agir com firmeza para proteger os empregos dos brasileiros e assegurar a competitividade da indústria nacional frente às medidas externas.
A manifestação ocorre em meio à preocupação de setores industriais brasileiros com a adoção de novas tarifas por parte do governo norte-americano, que podem afetar diretamente empresas estratégicas como a Embraer, além de ter reflexos em diversas cadeias produtivas do país.