Festival de Brasília do Cinema Brasileiro celebra 60 anos com edição ampliada e retorno a setembro

A edição comemorativa de 60 anos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro acontecerá de 12 a 20 de setembro, no Cine Brasília, com uma programação especial que marca o retorno do evento ao mês tradicional e o fortalecimento de sua presença no cenário audiovisual nacional.

Criado em 1965 por Paulo Emílio Salles Gomes, o festival é o mais longevo do país e, este ano, contará com nove dias de atividades, abrangendo dois fins de semana. A ampliação inclui a exibição de mais filmes nas Mostras Competitivas Nacional e Brasília, oficinas e ações culturais em várias regiões do Distrito Federal.

Durante coletiva realizada nesta terça (6), no hall do Cine Brasília, o secretário de Cultura e presidente do festival, Claudio Abrantes, destacou a resiliência do evento:

“Nem a ditadura nem a pandemia conseguiram parar o festival”.

A edição deste ano é viabilizada por um edital trianual, que garantiu orçamento até 2026, além do apoio do Banco de Brasília (BRB), patrocinador master desde 2023.

Mostra Brasília com mais filmes e prêmios maiores

A Mostra Brasília também cresce: serão exibidos dez curtas e cinco longas, com premiação total de R$ 298 mil. O edital será lançado ainda nesta semana, mas as inscrições já estão abertas no site oficial.

Ambiente de Mercado e Conferência Nacional do Audiovisual

O festival ainda promove a 7ª edição do Ambiente de Mercado, com pitchings e rodadas de negócios com players nacionais e internacionais, além da 2ª Conferência Nacional do Audiovisual, voltada a debates sobre políticas públicas para o setor.

Cine Brasília terá novas salas e projetor 4K

Pensando no futuro, o Cine Brasília passará por uma ampliação estrutural. Está prevista uma nova sala de exibição, espaços para oficinas e a criação de uma cinemateca, além do lançamento de licitação para a aquisição de um projetor 4K.

Mostra 60 Anos: 1 Filme por Década

De 6 a 11 de maio, o Cine Brasília apresenta a mostra especial 1 Filme por Década, com entrada gratuita, sempre às 18h. A seleção inclui seis filmes premiados com o Troféu Candango:

  • Todas as Mulheres do Mundo (1966) – Domingos de Oliveira
  • Nunca Fomos Tão Felizes (1984) – Murilo Salles
  • Que Bom te Ver Viva (1989) – Lúcia Murat
  • Amarelo Manga (2002) – Cláudio Assis
  • É Proibido Fumar (2009) – Anna Muylaert
  • Temporada (2018) – André Novais de Oliveira

Inscrições para a seleção oficial do festival
Até 9 de junho de 2025

Últimas