Entre os dias 4 e 9 de maio, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará uma série de operações especiais para garantir segurança viária e fluidez no trânsito durante quatro grandes eventos em Brasília: a corrida Wings for Life World Run, o jogo Vasco x Palmeiras, o desfile cívico do 56º aniversário do Guará e a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Corrida Wings for Life – domingo (4)
A corrida acontece na Esplanada dos Ministérios, com largada às 7h. A partir das 6h30, as vias de acesso serão totalmente fechadas. Haverá controle de tráfego na via S1, onde uma faixa será reservada à saída de veículos dos ministérios. Na via N1, outra faixa será exclusiva para veículos de emergência. A operação contará com apoio aéreo da aeronave Sentinela 01 e equipes de motociclistas da UMOP.
Jogo Vasco x Palmeiras – domingo (4)
A Arena BRB – Mané Garrincha receberá, às 16h, o jogo pelo Brasileirão com público estimado de 35 mil pessoas. O Detran iniciará a sinalização às 23h59 de sábado (3). No domingo, a partir das 13h, agentes atuarão no controle de tráfego. Estacionamento do Planetário será exclusivo para táxis. Haverá bloqueios viários, ajustes semafóricos e rotas de dispersão após a partida, entre 17h e 19h30.
Desfile cívico – terça-feira (6)
O desfile em comemoração aos 56 anos do Guará será realizado na Praça Cívica, das 7h às 12h. A partir das 6h30, haverá bloqueios na Avenida Contorno, próximo à Feira do Guará. O Detran fará o controle de tráfego e fiscalização de irregularidades no local.
5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – 6 a 9 de maio
O evento ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com cerca de 2 mil participantes. As intervenções começam às 23h59 de segunda (5). Haverá sinalização nas vias, alteração de sentidos de circulação, fechamento de rotatórias e apoio à organização da entrada e saída de ônibus. Painel de mensagens será instalado para informar os motoristas.
O Detran-DF recomenda que os condutores planejem seus deslocamentos com antecedência e sigam as orientações dos agentes e dos painéis informativos para evitar transtornos.