Ibaneis Rocha destaca presença feminina no Judiciário e anuncia novidades para advocacia dativa durante posse da nova gestão da OAB-DF

Na noite desta segunda-feira (3), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, marcou presença na cerimônia de posse da nova gestão da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Advogado e ex-presidente da OAB-DF entre 2013 e 2015, Ibaneis enalteceu a relevância da instituição para a sociedade e desejou sucesso ao novo presidente eleito, Paulo Maurício Siqueira, o Poli.

“Fui advogado durante 25 anos até escolher a vida política para ajudar a população do DF e tenho um carinho muito grande pela instituição. A OAB tem um viés que é muito importante de apoio à sociedade nas mais diversas áreas, seja segurança pública, seja na administração do Poder Judiciário, além de estarem juntos com a Defensoria Pública. Isso nos faz ter a obrigação de valorizar uma posse da Ordem”, afirmou o governador.

Ampliação da advocacia dativa

Durante o evento, Ibaneis Rocha destacou a parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a OAB-DF, anunciando uma ampliação no serviço de advocacia dativa, modalidade que permite a nomeação de advogados por juízes para atuar em processos judiciais onde há carência de defensores públicos. A iniciativa, que se tornou lei em 2022, assegura a remuneração desses profissionais pelo Estado.

“Vamos ampliar essa parceria agora para atender também aos apenados na análise dos processos daqueles que estão cumprindo pena. E tenho certeza que será, enquanto eu estiver no governo, com certeza, uma parceria muito importante entre o GDF e a OAB-DF, assim como nós já temos com o Poder Judiciário e com o Ministério Público”, destacou.

Participação feminina na advocacia e no Judiciário

Outro ponto enfatizado pelo governador foi o fortalecimento da participação feminina na advocacia e nos órgãos do Poder Judiciário. Ibaneis lembrou que essa pauta começou a ser trabalhada ainda durante sua atuação no Conselho Federal da OAB, resultando em um avanço significativo na inclusão de mulheres em cargos de liderança.

“Essa foi uma determinação que iniciou lá quando eu ainda estava no Conselho Federal da OAB como dirigente. Foi um avanço muito grande dentro da Ordem, porque nós temos hoje quase uma paridade entre homens e mulheres na OAB. Então, esse trabalho de inclusão tem dado certo e tem, inclusive, refletido em outros órgãos. Para nós é motivo de muita alegria e vamos continuar trabalhando para termos cada vez mais mulheres à frente dos cargos de relevância, tanto na advocacia quanto no Poder Judiciário”, afirmou.

A solenidade reforçou o compromisso da OAB-DF em atuar em parceria com o GDF para fortalecer o acesso à justiça e promover uma advocacia cada vez mais inclusiva e representativa.

Últimas