O governador Ibaneis Rocha autorizou, nesta quinta-feira (26), a primeira etapa das obras de restauração da DF-009, uma das principais vias do Distrito Federal, que atende cerca de 30 mil motoristas diariamente. A via conecta o Lago Norte, Varjão, Setor de Mansões Lago Norte, Paranoá e Itapoã. O início dos trabalhos está previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2025, com investimento total de R$ 2.279.999,11, provenientes do GDF, da Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar do deputado federal Júlio Cesar Ribeiro.
A execução do projeto ficará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), gerando 50 empregos diretos nesta etapa inicial.
Obras Estruturais
O projeto contempla a restauração completa do pavimento asfáltico, fresagem, recapeamento, recomposição, pintura de faixas, sinalização horizontal e marcações zebradas. A primeira etapa abrange um trecho de 2 km, do km 1,5, próximo ao letreiro do Lago Norte, até o km 3,5, em frente ao comércio local, como a Padaria Pães & Vinhos.
“O Lago Norte é um ponto de acesso vital para regiões como Varjão, Paranoá e Itapoã, e sabemos que esse pavimento precisa de manutenção há muito tempo. Vamos começar pela entrada próxima à Ponte do Bragueto e, depois, dar sequência aos outros lotes até o Clube do Congresso”, explicou Valter Casimiro, secretário de Obras.
Impacto e Planejamento
A obra será dividida em três etapas ao longo de 7 km da DF-009, abrangendo os dois sentidos da via. O objetivo é minimizar os transtornos no trânsito, realizando os serviços de forma alternada entre os lados da pista.
Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, reforçou a importância da iniciativa: “Brasília tem 64 anos e muitas áreas demandam manutenção. Estamos recuperando o que está ruim e finalizando com um novo pavimento e microrrevestimento, preservando a funcionalidade dessa importante via.”
Compromisso com a Infraestrutura
O governador Ibaneis Rocha destacou o simbolismo da obra como a última lançada em 2024, marcando o compromisso do GDF com a infraestrutura e o desenvolvimento das regiões administrativas. “Essa obra era muito aguardada pela comunidade do Lago Norte e regiões próximas. É o pontapé inicial para 2025, garantindo qualidade de vida para os moradores e motoristas que utilizam essa via diariamente”, afirmou.
Com a restauração da DF-009, o GDF reforça sua atuação na recuperação e preservação de estruturas essenciais, garantindo maior segurança e mobilidade para os cidadãos.