Em mais um avanço na luta pela igualdade de gênero, o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (26), o Projeto de Resolução nº 48/2024, que institui o Observatório da Mulher no âmbito da Casa. A proposta foi apresentada pela deputada Dayse Amarilio (PSB) e recebeu aprovação unânime em dois turnos e redação final.
A iniciativa visa monitorar, coletar e analisar dados relacionados a questões como violência contra a mulher, participação política, saúde e direitos sociais, além de promover a divulgação de leis e canais de atendimento para mulheres em situação de vulnerabilidade. O Observatório será conduzido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, que também vai estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa, integrar órgãos de proteção às mulheres e publicar relatórios com recomendações para políticas públicas.
“Esse é um passo importante para fortalecer a rede de proteção às mulheres e promover a igualdade de oportunidades no Distrito Federal”, destacou a deputada Dayse Amarilio.
A resolução entra em vigor após sua publicação, marcando um novo capítulo no enfrentamento às desigualdades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia.