Sinos da Catedral de Brasília Voltam a Soar Após Restauração

Nesta quinta-feira (3), às seis horas da tarde, os sinos de bronze da Catedral Metropolitana de Brasília voltaram a soar pela primeira vez desde 2018. As badaladas, que marcam o horário da oração Angelus, retornaram após a restauração das sinetas, com a troca do badalo, melhorias na parte elétrica do campanário e a implantação de um sistema automatizado.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, e outras autoridades. Durante o evento, Ibaneis destacou o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) às igrejas, ressaltando os avanços na regularização de templos e a importância de restaurar o som dos sinos como parte do trabalho de reconstrução da capital.

A reativação faz parte do projeto Catedral 60 anos, que busca preservar e revitalizar um dos símbolos mais importantes de Brasília até 2030. Além da restauração dos sinos, o GDF também se dedicou à limpeza dos vitrais e estátuas da Catedral, manutenção das calçadas e outras melhorias no local. O reitor da Catedral, padre Agenor Vieira, agradeceu o apoio do governo e destacou a importância de preservar o monumento.

Os sinos, doados pela Espanha em 1970, agora tocarão diariamente às 6h, 12h e 18h, além de antes das missas e em cerimônias fúnebres.

Últimas