Escola de Equitação Social do RPMon Oferece Treinamento Gratuito e Promove Inclusão no DF

De segunda a sexta-feira, o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar (RPMon), localizado no Riacho Fundo, oferece treinamento gratuito de equitação para cerca de 250 jovens. O projeto, conhecido como Escola de Equitação Social, é voltado para a comunidade em geral, estudantes da rede pública e dependentes de policiais militares. Com o objetivo de aproximar a comunidade do esporte, da disciplina e do cuidado com animais, a iniciativa vai além do tradicional patrulhamento da Polícia Militar no Distrito Federal.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 60% para alunos da rede pública, 30% para dependentes de policiais militares, e 10% para a comunidade em geral. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 50 minutos, distribuídas em aproximadamente 30 turmas. O programa tem duração de dois anos, com os alunos sendo avaliados a cada seis meses para progredirem de nível conforme a complexidade da modalidade. Podem participar pessoas a partir de 8 anos, desde que tenham condições físicas adequadas.

A equitação proporciona benefícios como equilíbrio, força e coordenação motora, especialmente para crianças. Ana Beatriz Aguiar Penha, de 12 anos, por exemplo, encontrou na prática da equitação uma forma de desenvolver inteligência emocional e autoconfiança. Ela começou a montar aos 5 anos e, desde então, sua paixão pelo esporte só cresceu. Segundo seu pai, o militar Marcus Penha, a prática da equitação trouxe melhorias significativas na convivência familiar e no desempenho escolar de Ana Beatriz, que possui Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). “Depois que começou na escola de equitação social, a convivência dela conosco melhorou muito, e as notas na escola subiram”, conta Marcus.

A disciplina e o foco são incentivados ao longo das aulas, o que levou Ana Beatriz a conquistar o terceiro lugar em sua última competição de mudança de nível, competindo com 60 participantes. O segundo-tenente Lucivaldo Dias, responsável pelo projeto, destaca que o objetivo é desenvolver habilidades de concentração, equilíbrio e responsabilidade, não apenas no esporte, mas em todas as áreas da vida. “Oferecemos competições internas com medalhas para que os alunos se sintam motivados a dar o seu melhor”, explica.

O projeto da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai além de oferecer segurança: promove a prevenção primária e fortalece o relacionamento com a comunidade. Através da Escola de Equitação Social, a corporação busca construir uma relação de confiança com os cidadãos, destacando a importância da disciplina militar.

A escola conta com aproximadamente 30 cavalos que, devido à idade, não atuam mais no policiamento das ruas do DF, mas continuam ativos no projeto de equitação. A sede do batalhão está localizada na DF-075 km 8, Área Especial 1, Granja Modelo, no Riacho Fundo. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Últimas