Brasília é Destaque em Qualidade de Vida no Consórcio Brasil Central

Durante a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), realizada nesta quarta-feira (28) em Goiânia (GO), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou a recente pesquisa que coloca Brasília como a melhor capital em qualidade de vida no Brasil. O encontro ocorreu durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2024 e contou com a participação de representantes do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Divulgado em julho, o Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil) revelou que Brasília se destaca entre as capitais brasileiras, alcançando uma pontuação de 71,25 em um total de 100. O índice mede o desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios brasileiros, considerando três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, e 12 componentes específicos. Entre as cidades mais bem posicionadas no ranking, Brasília é a maior, com seus 2,8 milhões de habitantes, e uma das duas capitais a figurar na lista, ao lado de Goiânia. Dos 12 indicadores avaliados, Brasília superou a média nacional em dez deles.

Celina Leão, que representou o governador Ibaneis Rocha na reunião, ressaltou a importância de Brasília não apenas como a capital da República, mas como um centro estratégico de desenvolvimento para o Centro-Oeste. “Brasília é a melhor cidade do Brasil em qualidade de vida. Isso é fruto de muito trabalho, luta e gestão do nosso governo. O governador Ibaneis sempre foi um entusiasta do modelo colaborativo de negócios e, como ex-presidente do consórcio, trabalhou incansavelmente em parceria com todos os governadores”, afirmou Celina.

A reunião do BrC, que se estende até quinta-feira (29), busca reforçar a cooperação entre os estados membros para fortalecer a competitividade do Brasil Central no mercado global. O evento conta com a presença de mais de 20 embaixadores, estudantes, professores universitários, empresários e outras autoridades que participam de reuniões, palestras e exposições sobre o corredor de negócios formado pelo consórcio. As unidades da Federação que compõem o BrC representam 29% do território nacional, abrigam 26 milhões de habitantes e respondem por 49% das exportações brasileiras e 14% do PIB nacional.

Para o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, a reunião foi uma oportunidade para ampliar o debate sobre o desenvolvimento econômico da região. “Foi muito importante a apresentação de cada estado demonstrando suas potencialidades para o mundo”, resumiu. A cooperação interestadual promovida pelo BrC reforça o papel do Brasil Central como um polo de desenvolvimento e inovação no país.

Últimas