Regularização do Bolsa Família: GDF Restaura Benefício a 400 Famílias em Situação de Vulnerabilidade

Graças à atuação direta do Governo do Distrito Federal (GDF), famílias em situação de vulnerabilidade estão conseguindo regularizar o cadastro do Bolsa Família e retomar o recebimento do benefício. Um exemplo é a dona de casa Janaína de Jesus Machado, 35 anos, que, após seis meses de suspensão, voltou a ser contemplada com o auxílio essencial para sustentar seus filhos.

Desde o dia 1º de julho, cerca de 400 famílias voltaram a receber o Bolsa Família, resultado da visita domiciliar feita pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). No total, 3.800 famílias serão atendidas em casa, garantindo que todos tenham acesso ao que lhes é de direito.

Para tornar esse processo mais ágil, foi criada a Central de Cadastro Único (Cecad), unidade responsável por priorizar o atendimento domiciliar às famílias que precisam regularizar sua situação cadastral. A Cecad tem sido essencial para que o Distrito Federal se mantenha à frente na atualização de dados, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional, com mais de 89% das informações atualizadas, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“A criação dessa unidade nos coloca à frente de outros estados que ainda não tomaram medidas frente aos bloqueios do Bolsa Família. A ideia é agir com rapidez para que as famílias mais vulneráveis não sejam prejudicadas”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Para quem está com o Bolsa Família suspenso, a orientação é aguardar o contato telefônico para agendamento da visita domiciliar, evitando a ida ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O trabalho célere da Sedes-DF tem trazido resultados significativos, devolvendo dignidade e segurança às famílias do Distrito Federal.

Últimas