Entre os dias 19 e 23 de agosto, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoverá a 1ª Semana de Prevenção ao Feminicídio, como parte do “Agosto Lilás”. A iniciativa, proposta pela deputada Dayse Amarilio, Procuradora Especial da Mulher da CLDF, busca reforçar o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e a prevenção da violência de gênero.
O evento homenageia Izabel Aparecida Guimarães, vítima de feminicídio em 2023, que deixou uma mensagem de força e independência antes de sua morte. Izabel foi brutalmente assassinada pelo ex-marido em Ceilândia, na frente de sua filha de 10 anos. O crime chocou a comunidade e motivou ainda mais a luta por justiça e dignidade para as mulheres.
A programação incluirá painéis sobre os impactos do feminicídio, saúde mental, autocuidado, além do lançamento do Programa Banco Vermelho Itinerante e da inauguração de um posto de atendimento da Defensoria Pública na CLDF. Estudantes e servidores também participarão de atividades focadas na prevenção da violência contra a mulher.
A Procuradoria Especial da Mulher, que organiza o evento, tem como missão promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres no DF.