Neste sábado (20), o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o maior parque urbano da América Latina, foi palco de uma ação coordenada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para limpar a Lagoa dos Patos. A iniciativa, chamada Amigos do Parque, envolveu voluntários e representantes do governo, resultando na retirada de 570 kg de lixo.
A operação foi liderada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL), da Administração do Parque da Cidade, da equipe de mergulhadores SUB-DF e dos reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).
A vice-governadora Celina Leão destacou a importância da ação: “Atos como esses podem mudar o lugar e o planeta como um todo.” O evento, agora na sua terceira edição, é crucial para a preservação do habitat natural da lagoa, que abriga tilápias, carpas, gansos e patos, além de ser um popular local para lazer em Brasília.
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, lembrou que espaços como o Parque da Cidade contribuem para a qualidade de vida em Brasília, recentemente eleita a capital com melhor qualidade de vida no Brasil. O presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, mencionou que, no ano passado, foram retiradas duas toneladas de lixo da lagoa, e novas ações estão previstas para este ano.
A limpeza da lagoa, que tem 157 mil m² e profundidade de até 1,5 m, foi possível graças ao trabalho de quase 40 mergulhadores voluntários. Marcelo Reisman, presidente da Associação de Mergulhadores DF-SUB, enfatizou a necessidade de conscientizar a população sobre a preservação dos espaços públicos.
Marislene Bennech, uma das voluntárias, destacou a importância de ensinar as novas gerações a cuidar do meio ambiente, exemplificado pela participação de seu filho Davi, de 3 anos. Ela espera que um dia os mergulhadores não encontrem mais lixo na lagoa.