Mais 3,6 mil habitantes do Distrito Federal serão beneficiados com a regularização fundiária, graças a um termo de compromisso entre o GDF, por meio da Terracap, e moradores dos condomínios Jardim Botânico V, Lago Sul e Vista Alegre, totalizando 900 lotes. Nesse modelo, os condomínios são responsáveis por projetos de urbanismo, infraestrutura e licenciamento ambiental, enquanto a Terracap coordena e assegura o cumprimento da legislação.
Durante a cerimônia no Palácio do Buriti, a governadora em exercício, Celina Leão, destacou o compromisso do GDF em resolver questões antigas para os moradores: “Eram pendências muito antigas e uma expectativa enorme das famílias”.
O presidente da Terracap, Izídio Santos, explicou que tornar os condomínios corresponsáveis acelera o processo: “Essa metodologia dá um conforto muito grande aos moradores, que têm a administração sobre os projetos”.
João de Deus Menna Barreto, presidente da Associação dos Moradores do Vista Alegre, celebrou a regularização, esperada há 40 anos: “É um marco histórico que nos dá dignidade”. Luís Carlos de Moura, presidente da associação do Jardim Botânico V, ressaltou a valorização dos imóveis: “Você passa a ter um documento para regularizar o imóvel, poder vender, financiar. É uma tranquilidade”.