A icônica Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, está sob nova gestão a partir desta quarta-feira (26). O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) passa a administrar o espaço, após o Governo do Distrito Federal (GDF) repassá-lo para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF). Com a nova gestão, a Casa de Chá se torna o Café-escola Senac Casa de Chá, dedicado à gastronomia e à qualificação profissional, oferecendo cursos na área.
O café-escola funcionará de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h, e será um local onde alunos do Senac-DF realizarão estágios supervisionados. A concessão do uso do espaço ao Senac é de dois anos e meio, podendo ser prorrogada até 10 anos. O objetivo é valorizar este patrimônio histórico e cultural, fomentar o turismo e proporcionar um local acessível e aconchegante para o público, com preços acessíveis.
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância da Casa de Chá como parte do conjunto urbanístico de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer. O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, também celebrou a reabertura do espaço e sua relevância histórica.
O cardápio da Casa de Chá, assinado pelo chef Gil Guimarães, incluirá representações das diversas regiões brasileiras, como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, datado de 1965-1966, conferiu ao espaço uma arquitetura singular com um prédio semienterrado e janelas que oferecem uma visão livre do horizonte.
Reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa de Chá foi reinaugurada em 2019, com diversas melhorias e uma decoração cedida por designers locais em parceria com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF).