Centros de Convivência: Apoio e Transformação no DF

O Distrito Federal conta com 16 Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecons), que oferecem atendimentos em grupo para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. O mais novo desses centros foi inaugurado em São Sebastião no dia 21 de maio. Os Cecons não só acolhem os participantes, mas também promovem a troca de experiências, fortalecendo os laços familiares e comunitários através de atividades culturais, artísticas e esportivas.

Anualmente, cerca de 6.200 pessoas são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um serviço tipificado da política pública de assistência social do Sistema Único de Assistência Social (Suas), oferecido pelos Cecons da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Esses centros de atendimento mantêm uma articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), disponível nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Essa articulação assegura o atendimento integral das famílias e reforça a estrutura sociofamiliar da política de assistência social.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, exemplifica: “Imagine uma idosa atendida no Cras que enfrenta desafios pessoais e familiares. No Cecon, ela pode trocar experiências com outras mulheres da mesma faixa etária, o que pode transformar sua vida.”

Na capital, o SCFV é oferecido para diferentes faixas etárias: crianças de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens e adultos de 18 a 59 anos e idosos acima de 60 anos. Os trabalhos são realizados em grupos, organizados para garantir progressos conforme o ciclo de vida dos participantes.

O subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Coelho Chavante, destaca que essa integração promove o sentido de vida coletiva, respeito às diferenças, colaboração, autoconhecimento, autoconfiança e cidadania.

Para mais informações e para encontrar os endereços de todos os Cecons no DF, você pode acessar este link. Em algumas regiões administrativas, o SCFV também é oferecido nos Cras e/ou por organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras da Sedes.

Últimas