Na manhã deste sábado (25), um bebê de dois meses foi transferido de Brasília para São Paulo para um transplante urgente de fígado, graças a uma articulação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o estado de Goiás. A transferência começou na sexta-feira (24), quando o Hospital da Criança de Brasília (HCB), onde o bebê estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi notificado sobre a disponibilidade do procedimento no Hospital Menino Jesus, na capital paulista. Devido à gravidade do estado de Francysco, foi necessário transportá-lo em uma aeronave sem pressurização, providenciada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
Inicialmente, o bebê foi levado de helicóptero do HCB até a base aérea, de onde seguiu para São Paulo às 10h. Às 16h, ele chegou ao Hospital Menino Jesus. Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil, agradeceu ao vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, por disponibilizar a aeronave adequada para o transporte da criança.
Francysco foi diagnosticado com a Doença da Urina do Xarope de Bordo (MSUD), uma rara síndrome genética identificada pelo teste do pezinho no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A MSUD impede o corpo de metabolizar certos aminoácidos, o que pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema imunológico e os músculos. O bebê foi internado no HCB devido a alterações hepáticas e uma infecção por bronquite viral aguda, causadas pelo vírus sincicial respiratório, tornando o transplante hepático uma urgência.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou o cuidado da rede de saúde desde o diagnóstico inicial no Hmib até a internação no HCB. Ela afirmou que a mobilização para a transferência foi imediata após o HCB solicitar assistência. Valdenize Tiziani, diretora-executiva do HCB, ressaltou a importância da resposta rápida do GDF, que garantiu os recursos necessários para a transferência.
Além de facilitar a transferência, o GDF está apoiando a família de Francysco, garantindo a passagem aérea para que a mãe acompanhe o bebê em São Paulo. Após o transplante no Hospital Menino Jesus, a criança será atendida no Hospital Sírio-Libanês antes de retornar a Brasília.