O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Planaltina neste sábado (18/5). Comemorando 142 anos, a celebração reúne milhares de fiéis com missas, novenas e cavalgadas. “Planaltina é uma cidade com um forte sentimento religioso. Esta é uma festa tradicional e de grande importância para o Distrito Federal”, destacou Ibaneis. O Governo do DF (GDF) investiu mais de R$ 1,2 milhão no evento, através da Secretaria de Turismo (Setur).
A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina celebra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. Sendo a segunda maior celebração da região, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pelo Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013. “Devemos colaborar com esse evento maravilhoso, estar junto à população e às igrejas de Planaltina. Certamente, será mais uma festa maravilhosa na cidade”, ressaltou o governador.
Para garantir o sucesso da festa, a comunidade religiosa começa a preparação meses antes, arrecadando doações em dinheiro, alimentos e equipamentos. A Administração Regional de Planaltina oferece suporte com manutenção de infraestrutura urbana e rural, incluindo pintura de meio-fio, roçagem e pavimentação. O evento contou com a presença do deputado distrital Pepa (PP), que ressaltou a união das comunidades e a geração de empregos proporcionada pela festa.
O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, também destacou o apoio do GDF: “Conseguimos dar um grande apoio, preparar os pousos. Tínhamos dificuldades, mas graças a Deus, deu tudo certo para, mais um ano, estarmos aqui pedindo que o Espírito Santo nos domine e proteja”.
Questionado sobre a importância de eventos como a Copa do Mundo Feminina, o governador Ibaneis Rocha destacou que esses espetáculos movimentam a economia da cidade, especialmente o setor de turismo. “Investimos muito na área do turismo no Distrito Federal. É uma cidade maravilhosa, com um nível de segurança elevado, uma cidade limpa, a terceira mais limpa do Brasil. Recebemos com carinho todo o público que vem para esses eventos”, afirmou.